Está com receio de montar ou com falta de costume? Iremos te ajudar!
Seja devido à pandemia ou a alguma outra circunstância de sua vida, voltar a montar é uma grande sensação e um grande momento da vida, principalmente para quem ama.
Agora oque fazer quando recebemos este tipo de aluno?
Eu pessoalmente senti uma onda de ansiedade quando voltei para a sela depois que meu filho nasceu. Não pude montar por conta de um problema durante minha gestação, então finalmente voltar foi ótimo. Mas houve alguns desafios ao longo do caminho. Definitivamente, não foi um ‘mar aberto’.
Este é um pequeno detalhe que faz uma enorme diferença na vida dos nossos cavaleiros e amazonas que estão voltando independente do nível.
Hoje eu quero ajudá-lo a navegar por alguns desses pontos de conflito em potencial para que seu aluno possa fazer essa transição de volta da forma mais agradável e livre de resistência possível.
#1. A barreira de entrada;
Sempre existe uma barreira para fazer algo ou começar algo. Algumas barreiras são mais altas do que outras. Mas aceitá-la e trabalhar com ela, em vez de permitir que os impeça, é um elemento-chave para evitar a frustração nas primeiras aulas. Entenda como instrutor que isso é normal e que seu aluno poderá passar por isso, mesmo que já tenha uma enorme experiência. Uma coisa extremamente importante é deixar claro para seu aluno que isso pode ocorrer e ele deve estar presente para isso. Trabalho de solo e os cuidados com o cavalo são um bom início para ir se ambientando.
#2 Facilite o retorno;
A tendência tanto do instrutor quanto do aluno será retomar as aulas como se nada tivesse ocorrido. Como se nunca tivesse ficado tanto tempo longe. Cuidado!!!! Nosso corpo e nossa mente precisam de um tempo para se adaptar. Exigir demais do seu aluno causará frustração e o desanimará. É uma grande tentação para nós e para os alunos o retorno rápido, mas ele não é possível. Ao invés de exigir torne prazerosa e divertida as suas aulas para que a evolução seja gradual e sem nenhum desconforto.
# 3 Concentrar em você e na sua condução;
Você já ouviu o ditado “desacelere para acelerar”. As primeiras semanas são um bom exemplo para isso. Voltar uns passos com seu aluno fará com que evolua imensamente. Uma questão muito importante para isso é deixar claro o porquê você está dando um passo atrás. Não deixar claro pode gerar frustrações. Além disso, trabalhe diretamente com seu aluno e na postura dele antes de mais nada. Um bom trabalho de base será incrível para ele.