Porque seu aluno não consegue usar a perna efetivamente no cavalo?

Quem de nós nunca gritou para um aluno insistentemente perna, atividade, força, mais perna, tá com pouca atividade bate essa pena… Levanta a mão quem nunca! A questão é: você já parou para pensar porque eles não conseguem fazer isso? Mesmo explicando, quando explicamos, os alunos se sentem um pouco confusos sobre o que exatamente fazer com suas pernas enquanto montam, mesmo sabendo o que fazer, o grau de pressão a ser usado ou a frequência de aplicação do auxílio acaba o confundindo.

Saber aplicar a perna, quando aplicar a perna e com que pressão e regularidade é algo que exige muita prática. Ele se enquadra na categoria da ‘sensação’ de equitação e habilidades de equitação. No entanto, existem algumas dicas que você pode aplicar com seus alunos para que aumente essa capacidade.

Por que as ajudas da perna são tão importantes na equitação
As pernas são um dos auxiliares de equitação que você usa para se comunicar com seu cavalo. É usado para influenciar o movimento dos cavalos para a frente e para os lados. Também tem uma influência reguladora quando necessário. Junte isso a ser essencial para flexionar seu cavalo, além de ajudar a contê-lo.

Dica #01: seu aluno nunca vai conseguir desenvolver uma perna efetiva se o assento não for independente.
Um dos grandes problemas é usar as pernas para equilibrar ou agarrar para manter o equilíbrio, isto tornará impossível usá-las para direcionar e fazer perguntas ao cavalo da forma correta.
Se você deseja melhorar suas habilidades na sela, comprometa-se a estar atento e presente tanto quanto possível enquanto você monta. Isso é particularmente verdadeiro quando se trata de como, quando e por que você está usando as pernas.

Dica #02 Como a posição do seu aluno afeta diretamente o sudo das pernas.
O primeiro aspecto para começar a usar as pernas da maneira mais eficaz possível começa com a garantia de uma posição correta na sela. Muitas vezes, uma perna ineficaz é causada por um assento com defeito. Assegure-se que seu aluno está bem posicionado, com estribos no tamanho correto e principalmente a sela adequada ao tamanho do aluno.
Observe se seu aluno está tensionando para manter a perna no lugar. O ideal é que ele não aperte ou tensione as pernas para manter no lugar.

Dica #03 Situações diferentes resultam atitudes diferentes;
A próxima coisa a se pensar é o tipo ajuda de perna necessário para uma determinada situação e até que ponto ele deve ser usado. Isso depende muito do próprio cavalo e do tipo de ação que você quer que seu aluno faça.

Um dos maiores problemas enfrentados por muitos cavaleiros é que ambas as aplicações das ajudas quase parecem contra-intuitivas quando começam a trabalhar com um cavalo que é bem devagar ou é muito quente..

Um cavalo quente ou sensível quase nos convida a manter nossa perna afastada, treinando o cavaleiro para apenas aplicar uma mera sugestão de uma ajuda quando achar que é absolutamente necessário … Frustrantemente, isso só vai agravar o problema e condicionar o cavalo ainda mais que a perna é algo de que eles devem fugir. Estranhamente, esses mesmos cavalos sensíveis respondem muito melhor a uma pressão constante e consistente ou contato da perna, em vez de rajadas curtas de ajuda aqui e ali …

Da mesma forma, o mesmo é verdadeiro para os cavalos mais devagar do mundo. O cavaleiro sente que deve dar ajudas de perna fortes e contínuas, geralmente ao som de apertar ou “bombear”. Infelizmente, isso muitas vezes aumenta sua frustração, pois o cavalo os ignora cada vez mais … Esses tipos de cavalos respondem melhor a instruções curtas e concisas que são fornecidas quando necessário.

Não só a consistência fará com que seus alunos aprendam e sim a clareza com que você passa as informações.

Isso acontece com seus alunos?